sexta-feira, 8 de maio de 2009

Lançamento do Dvd de Gog (O poeta do Rap)

A poucos metros da residência oficial do Presidente da República, mais um marco histórico para o rap nacional foi registrado. Quebrando barreiras e preconceitos, Gog, o poeta do rap, se apresentou no dia 21/03/2009 no Espaço Brasil Telecom, situado num dos mais importantes hotéis da Capital Federal - Brasília Alvorada Hotel - e encantou uma grande platéia composta por pessoas das mais diversas classes sociais, levanto a música rap a uma das áreas mais nobres da cidade. O evento fez parte do ciclo de shows destinado ao lançamento do primeiro DVD do artista - Cartão Postal Bomba -, que já conta com 25 anos de dedicação ao hip hop e possui nove discos lançados.

Pouco depois do escurecer, movimentação de pessoas vestidas com camisetas e bermudas já podia ser vista nas intermediações do local, que normalmente é frequentado por integrantes da classe média/alta e por turistas qualificados. Em meio àqueles, algo em comum: retratos e nomes do Gog estampados em suas camisas, cabelos estilo black simbolizando a cultura negra e um objetivo compartilhado: curtir o melhor do rap levado nos versos fortes, porém, conscientes do poeta do rap nacional.

Próximo ao horário estipulado para o início do show, uma aglomeração de fãs já circulava no saguão localizado em frente à entrada do espaço e em meio a um clima de bastante alegria e descontração, todos batiam papo entre si, ao passo que nos bastidores Gog e sua organização providenciavam os últimos detalhes para o evento. Vários outros artistas também se fizeram presentes – tais como Leandronik, Japão, Raffa e Elyvio – e completavam a seleta platéia do evento, que tinha em sua formação até mesmo crianças.

Gog não demorou a se apresentar. Passados apenas dez minutos do horário previsto, eis que as cortinas do palco se levantam e revelam o cenário cuidadosamente preparado para um dos momentos mais importantes da história do rap. Em seguida, a principal atração da noite aparece. Visivelmente contente e entusiasmado, Gog dá início ao espetáculo que agradou até mesmo os mais críticos.

Confortavelmente assentados, a heterogênea platéia teve a oportunidade de ver de perto não só a peça principal da noite, mas também outros nomes da cena local que por lá se apresentaram. Grandes canções do rapper foram cantadas, resgatando na memória das pessoas as letras que fizeram sucesso há muitos anos; bem como as mais recentes composições dos últimos discos. Um dos momentos mais interessantes do show foi quando, juntos, Gog, Japão e o Mascoty – que impressionou a todos com sua excelente atuação, diga-se de passagem -, cantaram a clássica música "É o terror". Ainda durante a apresentação, Gog surpreendeu a todos ao cantar a música “Brasil com P” percorrendo rapidamente todo o lado esquerdo da platéia, numa verdadeira demonstração de habilidade e maestria. Como não podia deixar de ser, principais assuntos que norteiam o rap foram abordados e posicionados pelo poeta, em especial na música "Assassinos Sociais", apreciada inclusive pelo Secretário Adjunto de Cultura do Distrito Federal, que ali esteve presente.

Os convidados da noite, Kiko Peres e Lady Zu, subiram ao palco em momentos distintos e também mostraram suas habilidades. Lady Zu, no entanto, cativou a todos com seu carisma e foi convidada a cantar novamente, desta vez para encerrar o espetáculo, levantando todos de suas confortáveis poltronas e fazendo-os dançar ao contagiante som de sua música. Já com o relógio atravessando as onze da noite, chegou ao fim o grande show de lançamento do DVD Cartão Postal Bomba, o qual teve aproximadamente duas horas de duração e superou todas as expectativas nele depositadas.

Cabe tecer um importante comentário acerca da organização do evento, o qual tinha à frente a Griô Produções. Durante toda a estada da equipe do Cultura Hip Hop no evento, percebemos e constatamos, assim como em outras oportunidades, a seriedade, profissionalismo e, principalmente, a competência com que a Griô desempenhou seu papel. Sem sombra de dúvida ela foi peça fundamental para o saldo positivo do evento.

No término do show, Gog autografou os DVD e cumprimentou todos que o cercavam.

E assim, mais um feito inédito no hip hop nacional é protagonizado por Gog. Bem próximo da sede do Poder Público, Gog cantou e apresentou um hip hop em grande estilo, sendo saudado por todos os seus fãs e aplaudido respeitosamente até mesmo pelos hóspedes do hotel que estiveram presentes. É o hip hop quebrando barreiras, superando diferenças e estando presente em todos os cantos.

O DVD

O DVD Cartão Postal Bomba foi gravado nos dias 26 e 27 de maio de 2007 no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, e, em mais um feito histórico, contou com a participação de nomes ilustres do hip hop e da música popular brasileira. Na ocasião, GOG esteve acompanhado por Lenine, Gerson King Combo, Paulo Diniz, Maria Rita, Sérgio Vaz e vários outros artistas do Distrito Federal. O cenário utilizado para apresentação destes artistas e decoração do vídeo foi uma favela totalmente feita de papelão, que se adequou aos propósitos do trabalho, identificando-se com o público-alvo.

0 comentários:

Postar um comentário